Português (Brasil)

Jesus Cristo: modelo e guia no Espiritismo

Jesus Cristo: modelo e guia no Espiritismo

Entre os palestrantes estão o médium mundialmente famoso Divaldo Pereira Franco e o jornalista André Trigueiro

Compartilhe este conteúdo:

O Espiritismo é cristão. Isso fica claro em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo I, “Não vim destruir a lei”.

É colocado que:

“A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés; a do Novo Testamento, em Cristo; o Espiritismo é a Terceira Revelação da lei de Deus, mas não está personificado em ninguém”.

Isso significa que tanto Moisés quanto Jesus vieram como antecessores para ensinar as leis de Deus para os homens. O Espiritismo veio como uma planejada terceira revelação.

Nesse sentido, Jesus veio dar sentido à lei de Deus. Naquela época, o entendimento ainda não era tão adiantado quanto atualmente, por isso Jesus usou um linguajar mais adaptado e até ensinava com parábolas.

Além disso, Jesus Cristo para o Espiritismo é o governador da Terra, seu verdadeiro criador com material cedido por Deus e o exemplo máximo de moral e inteligência que todos os seres humanos devem seguir.

A Doutrina Espírita se baseia nos ensinamentos de Jesus Cristo inteiramente.

Jesus Cristo veio para Terra cumprir as profecias que anunciavam sua chegada. A autoridade dele vem de sua experiência. Jesus Cristo é considerado um Espírito Puro.

Um Espírito Puro é o mais alto grau de evolução para um Espírito. Jesus começou como todos os Espíritos, simples e ignorante. Mas já teve sua jornada de evolução cumprida. Dessa forma, como Espírito Puro, ele tem as seguintes características:

  • Sua felicidade é inalterável;
  • Ele não está sujeito às necessidades ou vicissitudes da vida material;
  • Ele é um mensageiro e ministro de Deus;
  • Ele lidera Espíritos que ainda são inferiores.

Quais são os maiores ensinamentos de Jesus Cristo segundo o Espiritismo?

Ainda com base no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, cada capítulo começa com um trecho da Bíblia, geralmente uma parábola de Cristo, para colocar a luz da Doutrina Espírita sobre aquele ensinamento de Jesus.

Por isso, é possível esclarecer os maiores ensinamentos de Cristo diante do Espiritismo.

1. O orgulho e a humildade

O orgulho do ser humano é um dos maiores obstáculos para sua própria evolução. A lição é ir diminuindo pouco a pouco o orgulho para dar lugar à humildade.

Ser um verdadeiro cristão envolve tal transformação. E Jesus Cristo foi um exemplo de humildade em todas as suas palavras e práticas. Ele ensinou que o Reino dos Céus pertence às pessoas simples.

Isso significa a humildade de espírito e a simplicidade de coração. Ou seja, quem não tem orgulho de suas aptidões e suas posses. Quem é humilde tem mais qualidade moral do que os ricos de coisas materiais. Por isso, Jesus ensinou a destruir o orgulho, mesmo que seja um pouco de cada vez.

Além disso, mais importante, o ensinamento é que a humildade é um ato de submissão a Deus, enquanto o orgulho mostra revolta contra Ele. E Jesus, sendo mensageiro do Pai, quer apenas que suas leis sejam cumpridas e as pessoas tenham fé, confiança e amor com relação a Deus, não revolta.

Compartilhe este conteúdo: