Ressurreição
Clavius, um poderoso centurião romano agnóstico e cético, e seu assessor Lucius são enviados por Pôncio Pilatos para resolver o mistério sobre o que aconteceu com Jesus nas semanas após a crucificação. O objetivo é refutar os temores de um Messias ressuscitado e prevenir uma revolta eminente.
Sinopse
A história contada pelos olhos de um incrédulo, assim é “Ressurreição”. Às vésperas da Páscoa, a Sony Pictures lança “Risen” (Ressurreição) um filme que foge do clichê e tenta contar a história da ressurreição através de outros olhos.
“Ressurreição” é a épica história bíblica contada pelos olhos de um não-crente. Clavius (Joseph Fiennes), um poderoso tribuno militar romano, e seu assistente, Lucius (Tom Felton), têm a tarefa de resolver o mistério do que aconteceu com Jesus nas semanas seguintes à crucificação, a fim de refutar os rumores de um Messias ressuscitado e evitar uma revolta em Jerusalém.
Em meio a uma batalha conhecemos Clavius um tribuno romano que comanda o exercito da época, fiel a Pôncio Pilatos ele busca um futuro de glória em seu posto.
Mas algo está acontecendo em Jerusalém, então Clavius é enviado à vila onde está acontecendo uma crucificação, a crucificação de Jesus. Sem muito conhecimento sobre o Messias, Clavius ajuda sua tropa a leva-lo ao sepulcro para que um possível boato de ressurreição aconteça.
Três dias depois da crucificação, Pilatos é noticiado de que Jesus vive. Agora, cabe a Clavius e Lucius investigarem e acharem Jesus.
A trama em nenhum momento foca em Jesus ou seus discípulos, mas, sim, no homem responsável por caça-lo. Talvez isso tenha tornado o filme realmente bom e, assim, acompanhamos o desenvolvimento do personagem que começa a questionar-se se o procurado é realmente culpado. Embora a história do soldado seja fictícia, nos faz pensar em como deve ter sido para os soldados e tementes a Pilatos ter que executar tal ordem de crucificação mesmo sabendo que Yeshua poderia ter sido inocente.
Em alguns pontos, para quem conhece a história, é possível reconhecer alguns acontecimentos como quando Judas traiu Jesus, mesmo sem ser dito que tal homem no filme era de fato Judas.